domingo, 21 de outubro de 2012

COLETIVO DECLAME PARA DRUMMOND


Declame para Drummond 2012
O projeto Declame para Drummond 2012 é um intercâmbio de poesia autoral em homenagem ao poeta que completaria 110 anos no dia 31 de outubro deste ano. O coletivo, formado por 110 poetas de todo o Brasil, distribuirá milhares de poemas em suas cidades para que sejam encontrados “no meio do caminho” de algum ilustre desconhecido. O Declame para Drummond é uma iniciativa da poeta e produtora cultural independente Marina Mara - que vem realizando projetos de popularização da poesia pelo Brasil - em parceria com poetas de várias regiões do país e também de Portugal. Todos os poetas do coletivo, assim como as pessoas interessadas em distribuir os poemas do projeto em suas cidades, receberão os textos prontos para imprimir, devidamente identificados com o nome do projeto e uma caricatura do poeta Carlos Drummond de Andrade feita pelo mestre Chico Caruso, que carinhosamente abraçou o projeto.
Além de mostrar que a poesia – e nossos poetas - estão bem vivos, o projeto também chama a atenção para a necessidade de consumir poesia em nossa sociedade atual. Segundo a idealizadora do projeto, Marina Mara, “o Declame para Drummond, apesar de homenagear o grande poeta imortal, tem como maior objetivo disseminar os poemas autorais de nossos poetas vivos, muitas vezes esquecidos pela nossa sociedade e pelo mercado literário”. E completa “além de ser a poesia atual e democrática, ela também é uma forma acessível de lapidação humana.”
A edição de 2010 realizou um sarau aberto com a participação de poetas do Rio de Janeiro, da família de Drummond, além do público que declamou próximo à sua estátua na praia de Copacabana – RJ. Nessa edição, uma estrutura com mil poemas enviados de todo o Brasil foi instalada no local – era só escolher e declamar.
Melhore sua cidade, distribua poesia. Contato Marina Mara marinamara@gmail.com / www.marinamara.com.br – (21) 8315-8221






Nenhum comentário:

Postar um comentário