segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

CONSCIÊNCIA                                                                                       

O Laranjal é um dos locais mais belos desta região. O local que era, apenas, estância de veraneio passou há muito tempo a ser local de moradia fixa, transformando-se em um bairro de Pelotas, pela facilidade de acesso, pela tranqüilidade, por proporcionar a quem reside uma melhor qualidade de vida. Contato com a natureza, espaço, lazer são algumas das vantagens.


É verdade que mais poderia ser feito pelo poder público, mas ao invés de reclamar, vamos louvar o que já foi feito. A duplicação do calçamento da avenida Dr. Antônio Augusto Assumpção foi uma conquista muito batalhada pelos moradores e comerciantes da praia. A estes todo o reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido bem como à Associação dos Moradores que durante todo o ano se empenham por fazer o melhor pelo Laranjal, conscientizando os moradores e os freqüentadores esporádicos da importância da limpeza e manutenção das condições não só na época de veraneio. Os comerciantes oferecem produtos de excelente qualidade. Hoje, temos de tudo no Laranjal, só carecendo, em meu entendimento, de farmácia 24 horas, pois as que são localizadas no centro não fazem tele-entrega, principalmente à noite.

Não só as instituições, mas cada pessoa deve se sentir responsável pelo local que habita procurando mantê-lo limpo, evitando a degradação do meio ambiente o que é fundamental para evitar que mais catástrofes ocorram. Mesmo com a intensa divulgação dos meios de comunicação, parece que muitas pessoas ignoram que ações simples, como jogar o lixo no local apropriado fazem a diferença. Infelizmente, é o que se constata ao observar a quantidade de lixo que é jogado na praia. Não é por falta de limpeza não, pois esta é feita, regularmente, começando por volta das 8 horas da manhã. A população é que não valoriza e não coopera.

Acho que as escolas localizadas na praia poderiam através dos alunos, conscientizarem os pais.

Se fossem aplicadas multas, talvez a conduta fosse outra. Porque não agir espontaneamente, com consciência e sem coerção?
Publicação exclusiva para o site:http://www.wp.clicrbs.com.br/pelotasmais
Publicado em 2010.01.16

Nenhum comentário:

Postar um comentário